Willian Fernandes

Meu ambiente de desenvolvimento

Comente »

Fui convidado pelo Jésus Lopes (post) para falar um pouco sobre meu ambiente. Então segue abaixo o que eu uso no dia-a-dia.

Macs

Desde fevereiro de 2008 trabalho exclusivamente com Mac OS X. No trabalho tenho um iMac Core 2 Duo 2.4 GHz com 4 GB de memória com Snow Leopard rodando.
Em casa uso meu bom e velho (ok, nem tão bom assim) MacBook preto, também com Snow Leopard mas com apenas 2 GB de memória. :(

Editor

Quando trabalhava exclusivamente com Linux (Ubuntu) usava somente o Vim, mas nunca parei para realmente aprender a usá-lo. E quando migrei para o Mac conheci o TextMate e nunca mais troquei.

Com o mate me sinto em casa. Aprendi rapidamente seus atalhos, conheci e instalei alguns Bundles para me ajudar no dia-a-dia e sei que não preciso de mais nada para programar feliz.

Ainda uso o Vim para coisas nos servidores e de vez em quando para brincar e aprender um pouco mais sobre ele. Não, não pretendo trocar de editor. Mas pode ser que um dia precise e se precisar vou usar feliz da vida.

Terminal

A freqüência com que uso o terminal é igual ou até mesmo maior do que com o TextMate. E nele fiz algumas configuração sugeridas pelo Nando Vieira. Meu .bashrc pode ser encontrado em meu GitHub.

Browser

Meu navegador padrão se tornou o Safari assim que adotei a plataforma Mac. Uso Chrome e Firefox apenas para desenvolvimento e olhe lá! ;)

Versionamento

Desde 2008 uso apenas o git para controlar meus projetos. SVN apenas quando preciso fazer checkout de algo.

Linguagens de programação

Uso Ruby a maior parte do dia. Mas também não fico uma semana se quer sem brincar com JavaScript. Node.js tem me chamado muita atenção e JS está voltando a fazer cada vez mais parte dos meus desenvolvimentos.

Outros programas

  1. Safari;
  2. Alfred: abandonei o QuickSilver faz alguns meses;
  3. iTunes: ouço música o tempo todo;
  4. YoruFukurou
  5. Keynote
  6. Pages
  7. Reeder
  8. TextMate
  9. Terminal
  10. iChat
  11. Dropbox
  12. MusicBrainz Picard
  13. Quicktime

Então agora convido @tinogomes e @lucashungaro para contarem do seus ambientes.

4 comentários para "Meu ambiente de desenvolvimento"

  1. 31/01/2011 às 22:45:44

    Fala Willian! Lembra daquela nossa conversa via Skype no primeiro dia que você estava com seu MacBook? Vejo que seguiu minha dica de usar o TextMate :D

    Seu ambiente é bem semelhante ao meu. Estou trabalhando quase o tempo todo no meu MacBook Pro, uso muito o TextMate (e seus bundles) e o git, pra javascript eu praticamente como jQuery com farinha no café da manhã :P

    Abraço!

  2. # tinogomes disse:
    03/02/2011 às 17:01:55

    Muito obrigado Willian por me convidar, agora vou ter que escrever esse post.

  3. 08/02/2011 às 23:03:43

    Que isso cara!
    Sempre que precisar! ;)

  4. 08/02/2011 às 23:04:54

    Legal Guilherme…
    O TextMate é para mim, de longe, a melhor ferramenta para programar. O Vim só volto a usar se for para um ambiente que não tenha TextMate.

    Agora o objetivo é trocar esse MacBook por um Pro… ;)

Deixe um comentário

*

(obrigatório)Não é aceito código HTML: adicione-o no pastie.org e poste apenas o link.